Casamento Destaque

Missão: Casando com 20 mil reais

apresentação post

Olá, meninas. Tenho quase certeza que vocês vão ler esse post pela curiosidade de saber se hoje em dia é possível a realização de um casamento com um orçamento de 20 mil reais, considerando o quanto o mercado de casamento está crescendo e as coisas estão cada vez mais caras.

Adianto dizendo que é possível sim, mas as limitações são grandes e muitas vezes podem desestimular. Mas lembrem-se: ainda não é hora para desistir da festa, estou aqui para ajudar vocês.

casamento economico7

Primeiramente, deve-se optar por um casamento pequeno, também chamado de petit comitê ou mini wedding, que são aquelas festas com até 100 convidados.

casamento economico10

Mas, mesmo com uma lista de convidados restrita, os cortes continuam. Por exemplo, a decoração, um dos itens mais caros, deve ser pensada e repensada com bastante cuidado. As flores devem ser as mais tradicionais e a quantidade de arranjo deve ser a menor possível. Aqui, o raciocínio do “menos é mais” conta perfeitamente.

postcuca2

fotos do fot—grafo Vini Brandini, do casamento da Renata e do Augusto

Outro item na decoração que deve ser levado em consideração e retirado é a ‘mesa posta’, que é o uso dos suplats, guardanapos e taças, geralmente encontrada na mesa dos pais dos noivos, quando não em todo o salão.

post de cuca 12

Uma outra opção pra quem quer economizar é trocar as toalhas por passadeiras no estilo DIY, Do It Yourself, ou, Faça Você Mesmo. O aluguel de toalhas pode ser bem oneroso. Dessa forma, por que não ‘por a mão na massa’ e trazer um pouco mais de personalidade e economia?

postcuca3

Quando as noivas realmente querem economizar, vejo outros itens importantes sendo totalmente eliminados do checklist como, por exemplos: filmagem,  jantar ou a mesa de frios (optando os noivos apenas pelo serviço de volante ou crepes), além de itens mais simples, como as lembrancinhas, o kit toillete e até os bem casados.

A dica pra ser econômica e manter ‘a classe’, digamos assim, é fazer a proposta mais clássica de todas, pra mim uma das mais elegantes e sofisticadas que existe, além de ser perfeita para um orçamento curto: o Bolo e Champanhe.

Claro que pra qualquer tipo de festa, grande ou pequena, em Recife ou fora, os gastos podem ser infinitos. Mas, na proposta tradicional de Bolo e Champanhe, os noivos podem cortar diversos itens do casamento sem tornar a festa vazia, entediante e desproporcional.

736f360893437dca4d40962537977b40

post de cuca13

Nessa opção de festa não há o serviço de buffet, apenas o de bebidas não alcoólicas e o Espumante. Não há mesa de doces, muito menos orquestra e DJ. Além disso, a duração é de no máximo 2 horas e ele acontece na própria Igreja.

É possível diferenciar esse tipo de proposta no próprio convite ao informar que os noivos receberão cumprimentos na Igreja.

Entendam que não se trata de uma festa menos sofisticada. Com bom gosto o casamento pode ser tão clássico, belo e maravilhoso como qualquer outro. Aqui se trata de prioridades.

post2

post

Planejamento e, mais que tudo, pesquisa, faz parte do trabalho de uma noiva que busca não só bons fornecedores, mas também bons preços.

Na dúvida, uma assessoria que traga toda essa lista de profissionais otimizada e personalizada para sua proposta e orçamento é o mais adequado.

Sabemos que não é fácil, mas também não é impossível.

E no final, o importante é ser feliz. A felicidade e realização dos noivos deve vir em primeiro lugar. E isso que se deve ter em mente na preparação de qualquer tipo de casamento. O importante é aproveitar os primeiros meses de casado de maneira tranquila, feliz e cheia de amor.

Boa sorte e sempre que precisarem, contem comigo.

casamento economico9 (1)

Com carinho,

Clarissa Cunha

Sobre a blogueira

Cuca Amorim