Casamento Destaque Moda

Guia prático: casamentos diurnos!

Saber o que usar naquele evento à noite é uma tarefa fácil… Porque, se nada der certo, você cata aquele pretinho básico, muda os acessórios e tá tudo nice, concordam? Mas e quando o casamento é durante o dia… fim da manhã ou da tarde? Aí, nêga, é quando bate o desespero e recebo vários emails de convidadas loucas-di-kissuki sem saber o que vestir. Mas calma! Não priemos cânico! Com um tiquinho de informações e uma pitadinha de bom gosto você vai arrasar na festa…

vestidos-de-casamento-curtos

LONGO OU CURTO?

Uma das principais dúvidas é sobre o comprimento do vestido [ou saia]… Não há nenhuma regra[ainda em uso] que delimite que os vestidos longos são usados à noite e os curtos durante o dia. Já falei várias vezes que é mais importante se ater ao seu papel naquele evento que a essas formalidades. Como assim?

Caso você seja madrinha do casamento, seja ele durante ou dia ou à noite, é bem interessante que escolha um vestido mais arrumado, por respeito ao convite e pra estar impecavelmente à altura da ocasião: longo fluido ou curto arrumado. Eu voto no longo fluido… vou explicar o porquê:

A essa altura já deve ter gente querendo me apedrejar, né? ¨Cuca, sua lôka, mas usar longo num calor ducacete às 9h da manhã?¨ Calma, bicha! Pode ser um vestido longo com tecido fluido, bem leve, desses de propaganda de amaciante que o vento leva enquanto a moça corre em meio a um campo de lavanda, sabe? A vantagem do longo é que, apesar de poder ser confortável, maleável ou até estampado etc, ele já é mais arrumado que o curto. Estes, coitados, como a gente não pode avacalhar no brilho, paetês e plumas, ficam mais simples e ideais pras convidadas, ok?

Eu tenho pensamento de pobre… Sempre tive!  Meu raciocínio é assim: se eu comprar um longo fluido vou poder usar como 1. madrinha em casamentos diurnos, 2. convidada em casamentos noturnos, pra 3. batizados e 4. chás durante o dia combinando com rasteiras, etc. Se eu comprar um curto arrumado pra usar num casamento diurno, ele não será arrumado o suficiente pra usar num casamento noturno, vai virar mais um ¨vestido vibes coquetel¨que a gente quase não usa… Concordam?

Mas… se você é madrinha, com certeza tem intimidade com a noiva, né? Basta perguntar: ¨Fulana, tô separando uns modelos pra usar no teu casamento e escolhi dois vestidos lindos… um curto e um longo, você pode me dar sua opinião?¨

Não adianta chegar pra criatura e falar ¨Ah mulher, tenho um curto e um longo mas queria usar o curto porque vou morrer de calor na cerimônia, o curto é mais confortável, sexy e vou dançar super depois que tu disser o sim¨.. Com um argumento desses você já escolheu por ela, né bebê? 

Agora, se você for apenas convidada, se joga naquele vestido curto #vibescoquetel que tá guardadinho no seu guarda-roupa, faz um cabelo meio-preso com cachos ou tranças e tá pronta pra curtir!

l1070480

vestido-rosa-convidada-casamento-de-dia vestido-madrinha-curto-14

QUAIS ESTAMPAS?

Aqui o tema é quase-livre! A mulherada prefere fazer a meiga e investir nos florais, poás, geométricos suaves etc… O que for do seu gosto pessoal, pode colocar pra jogo. Acho que só deve evitar estampas mais sexies e noturnas como animal print: oncinha, zebras, etc… Deixa a #vibessafari pra depois.

Photo-Jun-27-2-55-31-AM pgm_dicasbarbaras_casamentodedia_interno1

RASTEIRA OU SALTO?

A resposta pra essa pergunta é uma segunda pergunta: qual o local da festa? Caso o chão de seja de areia ou grama é prudente usar rasteiras ou saltos anabela, que evitarão que você fique enterrada, presa, só com os dedinhos de fora.. Quem nunca passou por isso que atire o primeiro salto fino em mim!

Não me sinto bem usando rasteiras, principalmente com vestidos longos, então invisto numa anabela legal e assumo o risco de passar a festa toda me ¨preocupando¨com o sapato. Quem é de boa com sua altura pode[e deve] usar rasteiras arrumadas, de couro com pedrarias… Vários são os modelos chiquérrimos que temos no mercado, concordam?

Agora, se a festa for acontecer em algum buffet normal, com o chão tranquilo, que dê pra usar um salto bacana, não custa nada, né? Invista nos nudes e nas sandálias com tiras bem finas que alongam o peito do pé e vão te fazer parecer ainda mais alta. Nada daquelas sandálias ¨com cara de festa¨ sabe? Aquele dourado cheguei ou prateado tipo Escola de Samba pra compor o look. Deixa essas bichinhas na gaveta, dentro do saquinho de pano, do jeito que sua mãe deve ter guardado e pode pegar seu salto nude mais lindo pra arrasar no casório.

ju-roupa-de-casamento    pagehhh

CORES:

Como a festa é durante o dia, apostar nas soft/candy colors é uma boa pedida: rosa Quartzo, verde água, amarelo bebê… Tudo que te deixe meiga! Mas há aquelas que não abrem mão de tons mais escuros, então podem se jogar no azul marinho, verde musgo, marsala pra substituir o pretinho de sempre, ok?

A única cor que NÃO PODE, não pode nunca, não pode em hipótese alguma é BRANCO! O branco, off white, pérola e derivados são exclusivos da noiva… Não adianta querer fingir que não se ligou, dizer que seu vestido é bege ou azul tão clarinho que deu pra confundir ¨na foto¨. Se dá pra confundir com branco, troque de roupa. Bicha, é o único dia da vida da pessoa que ela tem essa exclusividade…Vamos respeitar, né?

No meu casamento chegou uma dita cuja que eu NEM CONHECIA usando um vestido branco curto com uma faixa preta na cintura… Cara, me deu uma raiva, uma vontade de mandar ela vazar do estabelecimento, sabe? Mas me contive, fiz a fina e esqueci. Aliás, esqueci na hora, porque até hoje lembro dessa nêga e fico puta com o despeito.

Algumas pessoas que casam na praia tem mania de fazer a festa tipo All White, mas isso vem descriminado no convite, com o dress code ¨vestir branco¨… Aí tá ok, tá nice, tá sossegado.

 IMG_2854 IMG_1221 foto 2(38) 

CABELO E MAQUIAGEM:

O look é o conjunto completo, né? O todo tem que ficar harmônico e, por isso, o ideal é combinar os vestidos de tons pastel, tecidos fluidos, estampas florais etc com cabelos mais soltos, com tranças ou cachos. Nada de penteados cheios de laquê – a lá Cassandra de Sai de Baixo, lembram? Que mal se mexem mesmo que você dance a metralhadora até o final da festa. Naturalidade é a alma do negócio… e isso também vale pra maquiagem: apostar numa pele leve, iluminada e com sombras em tons terrosos e batons nudes é garantia de sucesso!

 4  capa8 

Aqui foi um ¨Guia de Bolso¨ pra quem vai pra casamentos durante o dia! Será que consegui tirar todas as dúvidas de vocês? Caso tenha sobrado alguma é só mandar pra contato@cucaamorim.com.br … Podem mandar fotos dos looks completos que ajudo na escolha!

Xêro, minhas lindonas!!!

Sobre a blogueira

Cuca Amorim

Formada em design de moda, advogada não praticante, vivo de dieta, adoro preto e branco, azul e vermelho. Acho que simplicidade é a chave para a elegância, principalmente ao lidar com as pessoas. Sou perua de carteirinha, não saio sem maquiagem e o secador é a minha terceira mão. Uso esse espaço pra trocar experiências sobre o universo feminino, mostrando que para se vestir bem é preciso ter mais informação que dinheiro.