Casamento Destaque

Buscando orçamentos: quantos devo procurar antes de fechar o contrato?

Papodecasamento

Oii meninas, tudo bem?

Como muitas sabem, não sou blogueira, mas sim assessora de casamentos e diariamente me deparo com noivas com diferentes ideias, sonhos, personalidades. No entanto, existe quase que em todas uma característica similar, a indecisão.

Com meu contato diário com as noivas, comecei a analisar o porquê dessa insegurança na hora de fechar os contratos, inclusive por aquelas meninas que, em outras situações, são extremamente seguras.

Posso estar errada, mas eis aqui uma das minhas conclusões: a infinidade de opções!

postcuca8

Com o desenvolvimento da tecnologia e a grande acessibilidade das informações, tudo ficou mais interativo e mais fácil de se enxergar de uma maneira inclusive mais rápida. A internet virou a grande fonte de pesquisa, culturas de casamentos diversos começaram a se misturar, bloggers surgiram para mostrar os casamentos realizados, fazer inspirar e suspirar, além de serem fortes formadores de opinião e grande fonte de publicidade. Enfim, MUITAS MUITAS MUITAS ideias.

Juntando a ansiedade, expectativa, nervosismo e diante dessa novo panorama, claro que a indecisão viria, correto? Não condeno e compreendo, mas é possível controlar e eis aqui a minha sugestão: RESPIREM! Respirem vida, respirem cinema, respirem viagem pra praia num final de semana perto, respirem sair com os amigos, respirem sorrir e ser feliz… O tempo livre de vocês NÃO É só para o casamento.

postcuca10

Se você vai casar daqui a um ano ou mais, NÃO TEM PRA QUE pegar orçamentos de todos os decoradores/fotógrafos/maquiadores do mercado. Hoje temos muita acessibilidade a informação como eu disse, portanto, DICA 1: divida o fornecedor por características de forma de trabalho. Por exemplo: se você ama decoradores que fazem planta baixa do espaço, clássico e organizado em projeto, pra que procurar orçamento daquele decorador que não segue essa linha, preferindo juntar ideias e criar na hora? Se você AMA foto-jornalística ou as filmagem de 30minutos bem modernas e interativas, porque procurar aqueles fotógrafos/cinegrafistas tradicionais? Se seu casamento é tradicional, porque inovar no convite? SEJAM PRÁTICAS E ORGANIZADAS

DICA 2: Você achava que gostava da linha clássica e não gosta mais. Rasga tudo, começa do zero e procura novos 3 fornecedores, novos 3 orçamentos, mas todos dentro da mesma linha seguindo o raciocínio da dica 1. Esquece aqueles orçamentos, afinal, foram baseados na linha clássica que você disse que não gostava mais. Bora pro próximo!

DICA 3: Confie na sua assessoria, confie no seu cerimonial. Claro que você não vai fechar o primeiro que ver (a não ser que você tenha já noção de mercado e ame o trabalho do profissional) Mas vejo muitas noivas pegando opiniões com noivos, amigos e familiares do tipo: ele é bom? ele é barato? será que ele vai cumprir direitinho o contrato? Bem, essas pessoas, se não forem da área, não vão saber lhe responder com propriedade.

postcuca5

DICA 4: Mas é importante que a família participe, a mãe ou a irmã por exemplo, mas que seja pra lhe ajudar. Fico HIPER feliz quando o noivo participa, mesmo naquele item (como a decoração) que ele não entenda nada. Homem é muito mais prático e decidido, podendo mostrar coisas que você ainda não está enxergando e lhe dar argumentos pra ter mais segurança e certeza.

postcuca3

Quanto às noivas que tem menos de um ano pra casar, vejo que essas são mais decididas. Mas percebo que essa “confiança” é mais por conta do medo de não conseguir fechar tudo em dia.

DICA 1: três meses é tempo suficiente para organizar seu casamento e pesquisar 3 orçamentos de cada seguimento. O que não dá tempo é de ficar pensando e discutindo por semanas qual fornecedor fechar.

DICA 2: contrate uma assessoria. Ela lhe fará um planejamento e lhe mostrará, com mais precisão, aqueles fornecedores que mais cabem na sua proposta e no seu orçamento. Vocês sabem que o casamento tem que estar todo pago até a data do evento e toda boa orientação e economia é válida.

postcuca2

Por fim, uma dica geral: pesquisem, mas tenham cautela. Opção demais gera confusão e não adianta pegar orçamento de amigas. Cada sonho é único e isso pode gerar um constrangimento com o fornecedor que as vezes vê numa proposta algo mais simples e em outra algo mais complexo, mesmo que seja a mesma quantidade de convidados e no mesmo local, o que pode sim gerar divergência de orçamento.

Noivas, sejam mais coerentes, mais profissionais. Casamento é sonho, mas gera muitos negócios, muitos contratos que precisam ser analisados com calma. Sejam práticas e  organizadas, sem deixar de ser leves, sem deixar de ter a nobreza do romantismo e a educação Romeu e Julieta.

Com bons profissionais, muita confiança e amor no que se faz, TUDO VAI DAR CERTO

postcuca6

Com Carinho,

Clarissa Cunha

Sobre a blogueira

Cuca Amorim