Casamento Destaque

Bem Casados: mais que uma tradição, uma forma de amor.

apresentação post bem casado 1 (1)

Queridas leitoras,

Vocês já sabem o quanto sou fascinada por casamentos, mas este fascínio não é só pela razão maior de ser, o amor, e muito menos não só pelas festas – cada uma mais linda que a outra – mas principalmente por todo significado e tradição que eles envolvem.
Uma das que mais me encanta, são os bem casados. Trazidos pelos portugueses, onde são chamados de Casadinhos, são duas “bolachas” de pão de ló que juntos representam os noivos, predestinados a estarem juntos. Elas são unidas por um recheio de doce de leite, que simboliza um doce casamento, selado pela cumplicidade. Esse doce é banhado em calda de açúcar e coberto por mais açúcar. Essa casquinha crocante que se forma, envole e protege a união.
bemcasados
O bem casado como lembrancinha do casamento significa que, aqueles que comem um bem casado ao final de uma cerimônia, têm como bençãos a sorte e a felicidade dos noivos.
O que poucos sabem é que deve-se fazer um pedido ao desembrulhá-lo, logo antes da primeira mordida.
Acreditando ou não, a simbologia está presente em toda nossa história. Dizem que há mais de 400 anos os bem casados carregam essa tradição e, tendo fundamento ou não, não deixa de ser uma forma de esperança em tempos de felicidade, e isso me encanta!

bemcasados3

Mas, apesar disto, as tradições ganham novas interpretações, seguindo os gostos e o desejo em se criar algo novo. Hoje, existem várias outras formas de substituir os bem casados.

Alguns exemplos são:
Brownies:
bemcasados8
Palhas italianas
bemcasados5
Macarrons:
bemcasados10
bemcasados11
Vocês vão começar também a ver os cupcakes como lembrancinha:
bemcasados12
E os mini bolos

bemcasados15

bemcasados14

As embalagens variam de casamento para casamento, principalmente de acordo com a proposta da festa. Não existem regras, e o que acontece é que esses lindos doces acabam tendo destaque na festa, não só pelo delícia que são, mas pelo formato e embalagens, cada uma mais linda que a outra. 

bemcasados2
bem casado 5
bem casado 4
bemcasados4
Uma novidade de lembrancinhas que estou amando e achando super originais são as mudinhas de plantas. Geralmente elas aparecem em casamentos diurnos, e são uma forma de mostrar e incentivar o cuidado com a natureza.
bemcasados18
bemcasados20
Mas a gente sabe que, independentemente do tempo, seja há 400 anos atrás ou hoje em dia, o que mais importa em um casamento é a alegria de estar se casando com quem se ama. É a alegria de poder compartilhar com os amigos aquilo que mais grita no seu peito: a felicidade! E não importa a lembrancinha que você ofereça na festa, se ela carrega uma tradição ou não, o que importa é que você leve esse amor por gerações, porque, pra mim, não há nada mais forte nesse mundo, e não há outro motivo maior pra gente querer viver cada dia, do que o amor que a gente tem por tudo e por todos.
assinatura 2
Sejam e exercitem essa felicidade todos os dias, acima de tudo.
Com carinho,
Clarissa Cunha

Sobre a blogueira

Cuca Amorim